sábado, 9 de novembro de 2013

Humanismo: Elaine,Evellyn,Jessica,Jackeline,Karina e Cintia.

Humanismo é um termo relativo ao Renascimento, movimento surgido na Europa, mais precisamente na Itália, que colocava o homem como o centro de todas as coisas existentes no universo.

Nesse período, compreendido entre a transitoriedade da Baixa Idade Média e início da Moderna (séculos XIV a XVI), os avanços científicos começavam a tomar espaço no meio cultural.

A tecnologia começava a se aflorar nos campos da matemática, física, medicina. Nomes como Galileu, Paracelso, Gutenberg, dentre outros, começavam a se despontar, em razão das descobertas feitas por eles.

Galileu Galilei comprova a teoria heliocêntrica que dizia ser o Sol o centro do sistema planetário, defendida anteriormente por Nicolau Copérnico, além de ter construído um telescópio ainda melhor que os inventados anteriormente. Paracelso explora as drogas medicinais e seu uso, enquanto Gutenberg descobre um novo meio de reproduzir livros.

Além disso, a filosofia se desponta como uma atividade intelectual renovada no interesse pelos autores da Antiguidade clássica: Aristótoles, Virgílio, Cícero e Horácio. Por este resgate da Idade Média, este período também é chamado de Classicismo.

A burguesia e a nobreza, classes sociais que despontam no final da Idade Média, passam a dividir o poderio com a Igreja.

É neste contexto cultural que a visão antropocêntrica se instala e influencia todo campo cultural: literatura, música, escultura, artes plásticas.

Na Literatura, os autores italianos que maior influência exerceram foram: Dante Alighieri (Divina Comédia), Petrarca (Cancioneiro) e Bocaccio (Decameron). Os gêneros mais cultivados foram: o lírico, de temática amorosa ou bucólica, e o épico, seguindo os modelos consagrados por Homero (Ilíada e Odisséia) e Virgílio (Eneida).

Podemos denominar Humanismo como ideia surgida no Renascimento que coloca o homem como o centro de interesse e, portanto, em torno do qual tudo acontece.

9 comentários:

  1. Diego Sanches - Os humanistas, como o nome indica, são mais empiristas e menos espirituais; são geralmente associados a cientistas e acadêmicos, embora a filosofia não se limite a esses grupos. Têm preocupação com a ética e afirmam a dignidade do ser humano, recusando explicações transcendentais e preferindo o racionalismo. São ateus, agnósticos. Só por curiosidade para quem se interessar....

    ResponderExcluir
  2. Humanismo e Renascimento: dois sinônimos. A diferença, se não estiver enganado Profª Juvelina, é que no Renascimento destacaram-se as pinturas e as esculturas e no Humanismo foram as correntes literárias propriamente ditas. André Luiz, 3932062314.

    ResponderExcluir
  3. O Humanismo é um termo relativo ao Renascimento, movimento surgido na Europa, mais precisamente na Itália, que colocava o homem como o centro de todas as coisas existentes no universo. Jackeline Da Silva 3962896331

    ResponderExcluir
  4. Entre tantas características, o movimento renascentista foi conhecido pela disseminação do humanismo. De forma geral, o humanismo manifesta o interesse que os intelectuais e artistas dessa época tiveram em tratar e explorar os assuntos que estivessem intimamente ligados à figura do homem. Sandra Vasconcelos - 3909717353

    ResponderExcluir
  5. Pelo que eu entendi, o humanismo foi a época em que o ser humano passou a ser valorizado e a nova classe social (a burguesia) surgiu. Na literatura vemos manifestações em teatro, poesia e prosa. Em Portugal a Crônica historica se tornou muito popular para esta era, também como o teatro popular, cujo pai era Gil Vicente. O humanismo em Portugal foi desenvolvido ao longo do século 15 e em parte do 16. - Karina M. Morales Santana 3923796498

    ResponderExcluir
  6. HUMANISMO Regiany Ribeiro Félix- O Humanismo visa colocar o homem como centro das atençoes. E Fernão Lopes é a principal figura da prosa humanista. Encontra-se nessa fase da literatura o poeta Gil Vicente.

    ResponderExcluir
  7. Rubens Lemes - de modo geral podemos denominar Humanismo como ideia surgida no Renascimento que coloca o homem como o centro de interesse e, portanto, em torno do qual tudo acontece.

    ResponderExcluir
  8. Eronilde Lima de Santana Silva - A linguagem do trabalho está bem cara, sabiam que as poesia trata de assuntos da vida palaciana e reproduz a visão de mundo dos nobres e fidalgos que a produziam. O amor é tratado de forma mais sensual e a mulher já não é tão idealizada quanto no trovadorismo.

    ResponderExcluir
  9. Gostei, ficou esclarecedor, com pontos importantes que destacam momentos, períodos e influências de grandes gênios desse movimento, dando uma visão geral da arte, sociedade, ciência e religião. parabéns!

    ResponderExcluir