sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Trovadorismo Grupo Sidnéia (Atualizado 05.11.2013)




A mais antiga manifestação literária galaico-portuguesa que se pode datar é a cantiga "Ora faz host'o senhor de Navarra", do trovador português João Soares de Paiva ou João Soares de Pávia, composta provavelmente por volta do ano 1200.
  Trovadores eram aqueles que compunham as poesias e as melodias que as acompanhavam, e cantigas são as poesias cantadas. A designação "trovador" aplicava-se aos autores de origem nobre, sendo que os autores de origem vilã tinham o nome de jogral, termo que designava igualmente o seu estatuto de profissional (em contraste com o trovador).

              Tipos de Cantigas e suas Caracteristicas

Cantiga de Meestria: é o tipo mais difícil de cantiga de amor. Não apresenta refrão, nem estribilho, nem repetições (diz respeito à forma.)
Cantiga de Tense ou Tenção: diálogo entre cavaleiros em tom de desafio. Gira em torno da mesma mulher.
Cantiga de Pastorela: trata do amor entre pastores (plebeus) ou por uma pastora (plebéia).
Cantiga de Plang: cantiga de amor repleta de lamentos.
Características: Eu lírico masculino. O assunto principal é o sofrimento amoroso do eu - lírico perante uma mulher idealizada e distante; amor cortês; amor impossível; ambientação aristocrática das cortes; forte influência provençal e vassalagem amorosa "o eu lírico usa o pronome de tratamento "senhor".

Cantigas de Amigo

Pastoleras: Com assunto campestre, presença de dialogo com a natureza.
Romarias: Com assuntos relacionados ás festas religiosas.
Barcarolas: Relacionados ao mar, rios e lagos.
Bailias: Assuntos ligados a dança.
Características: Eu lírico feminino; presença de paralelismos; predomínio da musicalidade; assunto Principal é o lamento da moça cujo namorado partiu; amor natural e espontâneo; amor possível; ambientação popular rural ou urbana; influência da tradição oral ibérica; Deus é o elemento mais importante do poema  e pouca subjetividade.

Cantigas de Escarnio

Feitas pelos trovadores para dizer mal de alguém, por meio de ambiguidades  trocadilhos e jogos semânticos, em um processo que os trovadores chamavam "equívoco".

Características: Crítica indireta; normalmente a pessoa satirizada não é identificada; linguagem trabalhada, cheia de sutilezas, trocadilho e ambiguidades e ironia.

Cantigas de Maldizer

Feitas pelos trovadores para dizer mal de alguém, por meio de ambiguidades  trocadilhos e jogos semânticos, em um processo que os trovadores chamavam "equívoco".
Características: Crítica indireta; normalmente a pessoa satirizada não é identificada;linguagem trabalhada, cheia de sutilezas, trocadilho e ambiguidades e ironia.
O nome da pessoa satirizada pode ou não ser revelado. Crítica direta; geralmente a pessoa satirizada é identificada.
Características: Ao contrário da cantiga de escárnio, a cantiga de maldizer traz uma sátira direta e sem duplos sentidos. É comum a agressão verbal à pessoa satirizada, e muitas vezes, são utilizados até palavrões Linguagem agressiva e direta. por vezes obscena, zombaria, linguagem culta.
Comparações das cantigas trovadorescas com as musicas brasileiras
Texto I – Cantiga de amor
Essa cantiga de Afonso Fernandes mostra algumas características de incorrespondência amorosa, e ao lado a musica de Nando Reis( Sou dela)



“Senhora minha, desde que vos vi,
lutei para ocultar esta paixão
que me tomou inteiro o coração;
mas não o posso mais e decidi
que saibam todos o meu grande amor,
a tristeza que tenho, a imensa dor
que sofro desde o dia em que vos vi.”






A alegria é um presépio
A tristeza é tentação
Três Marias de um mistério
A surpresa em procissão
Trocaria a eternidade
Pela noite que chegou
Luz do dia realidade
De mãos dadas eu estou...
Porque eu estou com ela
Sou dela, sem ela
Não sou!
Porque eu preciso dela
Só dela, com ela...Eu vou!...


Nessa 1ª estrofe o trovador expressa o que sente mais de uma maneira que expressa súplica, a mulher que ele conheceu está sendo idealizada em que ele se declara a ela, ele expõe os argumentos que justificam sua desgraça. Na letra de Nando Reis a alegria só esta se o eu-lirico estiver com ela( a sua amada).











Cantigas de amigo
Antes Das Seis
Legião Urbana

Quem inventou o amor?
Me explica por favor
Quem inventou o amor?
Me explica por favor

Vem e me diz o que aconteceu
Faz de conta que passou
Quem inventou o amor?
Me explica por favor

Daqui vejo seu descanso
Perto do seu travesseiro
Depois quero ver se acerto
Dos dois quem acorda primeiro
Quem inventou o amor?
Me explica por favor

Quem inventou o amor?
Me explica por favor
Quem inventou o amor?
Me explica por favor
Quem inventou o amor?
Me explica por favor

Enquanto a vida vai e vem
Você procura achar alguém
Que um dia possa lhe dizer
Quero ficar só com você
Quem inventou o amor?
            

            Cantiga de Dom  Dinis I
"Ai flores, ai flores do verde pino,
se sabedes novas do meu amigo!
ai Deus, e u é?
Ai flores, ai flores do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado!
ai Deus, e u é?
Se sabedes novas do meu amigo,
aquel que mentiu do que pôs comigo!
ai Deus, e u é?
Se sabedes novas do meu amado,
aquel que mentiu do que mi há jurado!
ai Deus, e u é?"


Na música de Renato Russo como na cantiga de Dom Dinis I esta bem explícito o paralelismo, clássico contida nas cantigas de amigo, também podemos observar que apesar das duas letras serem escritas por homens o sentimento de expostos é de uma mulher.








Cantigas de maldizer
Quem é você - Detonautas
Você trabalha feito um burro de carga
Puxando um sistema podre que é bancado com o seu suor
E sexta-feira vai pra igreja comungar com a sua família
A voz sagrada, Jesus Cristo é o senhor
E deixa parte do salário em retribuição
À dádiva divina da palavra do pastor
É melhor garantir um lugar no céu
Aqui nesse inferno tenta só sobreviver
E o que salva é a cervejinha no fim de semana
Assistindo o jogo do seu time preferido na tv.
Segunda-feira o seu filho tá em casa
Porque a escola onde estuda não tem nenhum professor
E o professor está na rua apanhando da policia
Tá cobrando seu salário lá do governador

Enquanto isso numa casa confortável
Uma família abastada reunida assiste televisão
E praguejando fala mal de quem
Tá na rua enfrentando e dando a cara
Pra lutar contra a situação

O fura-fila que entrou na sua frente
Conseguiu ser atendido muito antes de você
E aquele cara que foi reclamar do caso
Chamaram de barraqueiro, que não tinha o que fazer

A sogra dele há semanas na espera
Vai pensando que já era
Não consegue o leito num hospital
E na favela aquela guerra
Continua traficante e a polícia no controle social

Mas
Quem é você?
Quem é você?
Quem é você?

Tu fuma um beck e é chamado de financiador
Por um senhor que toma uísque e bate na mulher
E nego enche a cara no fim de semana
Sai de carro dirigindo mata cinco e puxa o carro e sai de ré

A gente gasta são seis meses de salário
Dando tudo pro governo e não tem quase nada em troca
E o governo vai tomando e gastando
Seu dinheiro eles são o parafuso, e você é a a porca

Já foram mais de 500 anos dessa história
Não mudou tanto assim desde a colonização
A diferença é que hoje o colonizador
É aplaudido num programa de televisão

O teu avô que trabalhou a vida inteira
Dia e noite, noite e dia, até se aposentar
Recebe agora uma miséria de salário
Fica 10 horas na fila esperando e não pode reclamar

Mas as crianças vão crescer e o futuro do Brasil
Por algum dia deverá ser bem melhor
Só que o problema é que as crianças
Estão crescendo com seus pais longe de casa
E mais ninguém ao seu redor..(...)





Cantigas de escárnio
Música:Você não vale nada
Grupo Calcinha preta
Você não vale nada,
Mas eu gosto de você!
Você não vale nada,
Mas eu gosto de você!
Tudo que eu queria
Era saber porquê?!?
Tudo que eu queria
Era saber porquê?!?
Você brincou comigo,
Bagunçou a minha vida.
E esse sofrimento
Não tem explicação.
Já fiz e faço tudo
Tentando te esqueçer.
Vendo a hora morrer
Não posso
Me acabar na mão.
Seu sangue é de barata,
A boca é de vampiro.
Um dia eu lhe tiro
De vez do meu coração.
Aí já não lhe quero
Amor me dê ouvidos
Por favor me perdoa
Tô morrendo de paixão
Eu quero ver você sofrer
Só pra deixar de ser ruim
Eu vou fazer você chorar
Se humilhar
Ficar correndo
Atras de mim (2x)
Você não vale nada,
Mas eu gosto de você!
Você não vale nada,
Mas eu gosto de você!
Tudo que eu queria
Era saber porquê?!?
Tudo que eu queria
Era saber porquê?!


Cantiga


"Ai, dona fea, foste-vos queixar" de Joam Garcia de Guilhade
Ai, dona fea, foste-vos queixar
que vos nunca louvo em meu cantar;
mais ora quero fazer um cantar
em que vos loarei toda via;
e vedes como vos quero loar;
dona fea, velha e sandia!
dona fea, se Deus mi pardom,
pois avedes atam gram coraçom
que vos eu loe, em esta razom
vos quero ja loar toda via;
e vedes qual sera a loaçom:
dona fea, velha e sandia!
Dona fea, nunca vos eu loei
em meu trobar, pero muito trobei;
mais ora ja um bom cantar farei;
em que vos loarei toda via;
e direi-vos como vos loarei:




Critica indireta, não revela o nome de quem esta se falando, no então esta bem explicito na primeira musica a infidelidade de sua amada e já na  cantiga o trovador faz uma sátira as senhoras velhas que não recebem nenhum tipo de cantiga devido a não ser mais uma moça beleza e formosa.
David Souza
Douglas Moreira
Leandro da Costa
Patrícia Lopes
Sidnéia Miato
Tainali Alves



11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Diego Sanches - Como Primeira Época Medieval o Trovadorismo é o primeiro movimento literário da língua portuguesa. Onde foi marcada pelas canticas, sendo elas: cantiga de amor, amigo, escárnio e maldizer.

    ResponderExcluir
  3. O trabalho ficou muito bom.O trovadorismo foi o primeiro movimento literário da língua portuguesa e teve como principal manifestação literária as cantigas.Elaine Cassol -N40.

    ResponderExcluir
  4. Patricia Lopes - Cantiga de amor: tem o eu lírico masculino, com grande demonstração de sofrimento; cantiga de amigo: eu lírico feminino, apresentando diálogos com a natureza; cantiga de escárnio: usa de trocadilhos e não identifica a pessoa de que está falando; e cantiga de maldizer: em que apresenta um texto forte e dá, muitas vezes, para identificar de quem está falando.

    ResponderExcluir
  5. Leandro da Costa- Na lírica medieval, os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas (poesias cantadas). Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros, conhecidos como Cancioneiros. Temos conhecimento de apenas três Cancioneiros. São eles: “Cancioneiro da Biblioteca”, “Cancioneiro da Ajuda” e “Cancioneiro da Vaticana”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. nadya ferreira- O século XII legou-nos uma poesia de intenso lirismo,que concebia o amor como um culto,quase uma religião,e servia para endeusar a mulher e idealizá-la.O dialeto galaico-português era a lingua utilizada pelos trovadores,que através dela nos deixaram dois tipos de cantigas:a lírico-amorosa(cantiga de amor e cantiga de amigo)e a satírica(cantiga de escárnio e cantiga de maldizer).

      Excluir
    3. O trovadorismo foi marcado pela era medieval e com ela a ideia do teocentrismo, que por consequência foi aproveitado pela igreja, que na época retinha o conhecimento cultural dentro dos mosteiros e abadias. Um tempo em que poucos sabiam ler e escrever a maioria era explorada pelos senhores feudais que em troca de comida e moradia usufruía de seus vassalos para todas as necessidades, e ainda com a manipulação de que não existiria o teocentrismo sem o feudalismo e vice-versa, o homem feudal acreditava que havia nascido para servir, e como a igreja tinha o poder que era conferido por "DEUS" podia muito bem os manipular a seu favor. Mesmo assim a época foi marcada fortemente pela oralidade e pelas canções que tinham a ajuda dos instrumentos de corda. Valéria N 40

      Excluir
  6. Regiany Ribeiro Félix- O trovadorismo foi a escola literaria o que mais gostei de aprender nesse semestre... as cantigas trovadorescas são muito
    ricas... a literatura concerteza fica mais bela, quanto amor, quanto
    sofrimento, quanta criatividade para escrever as cantigas, e a cantiga de amigo que o eu-lirico é feminino,mas é escrito por um homem. A beleza e a diferença
    entre as cantigas de Escarnio e Maldizer. O trovadorismo foi o
    movimento literario surgido na epoca medieval... o trabalho esta muito bom... explicou detalhamente.

    ResponderExcluir
  7. Quanto ao contexto cultural e artistico pelo o que eu entendi é que a idade media sofria forte influencia peça igreja a qual detinha o poder político e econômico que ás produções literarias todas elas eram feitas em galegos português denominadas de cantigas com os fins de retratar a vida aristocratica nas cortes portuguesas , as cantigas recebiam influencia de um tipo de poesia originario da provença e como poesia popular ligada a musica e a dança

    ResponderExcluir
  8. Entende-se que essas cantigas foram então criadas para expressar valores culturais . manifestar juras de amor feitas a mulher ,outras paea expressar o sofrimento de amor da jovem em razão de o namorado ter partido para cruzadas,a tambem a intenção de escrever de forma irônica os costumes da sociedade portugues. Sendo assim pode-ser compreendido que as cantigas se subdividiam em cantigas liricas de amor e de amigo e cantigas satíricas de escárnio e de maldizer :)

    ResponderExcluir