segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Humanismo - SANDRA VASCONCELOS




HUMANISMO                                                                                              Humanismo,  em sua concepção clássica literária, é o movimento que exalta o ser humano em sua forma mais valorizada e plena.
   Surgiu entre a Idade Média e o Renascimento, e coincide com o início de uma nova classe social: A burguesia. 
   O Humanismo marca toda a transição de um Portugal caracterizado por valores puramente medievais para uma nova realidade mercantil, em que se percebe a ascensão dos ideais burgueses. A economia de subsistência feudal é substituída pelas atividades comerciais; inicia-se uma retomada da cultura clássica, esquecida durante a maior parte da Idade Média; ao lado do pensamento teocêntrico medieval, começa a surgir uma nova visão do mundo que coloca o homem como centro das atenções (antropocentrismo).
    O homem passa a ser mais valorizado com o início do humanismo  renascentista. A literatura mantém características religiosas, mas nela já se podem ver características que  serão desenvolvidas no Renascimento, como a retomada de ideais da cultura greco-romana. Na Itália, podemos destacar: Dante Alighieri  autor da Divina Comédia, Giovanni  Bocaccio e Francesco Petrarca. Em Portugal, destaca-se o teatro do poeta de Gil Vicente  autor de A Farsa de Inês Pereira.

O teatro foi a manifestação literária onde ficavam mais claras as características desse período. Gil Vicente foi o nome que mais se destacou, ele escreveu mais de 40 peças.
    Sua obra pode ser dividida em 2 blocos:
  •  Autos: peças teatrais cujo assunto principal é a religião. “Auto da alma” e “Trilogia das barcas” são alguns exemplos. 
  •  Farsas: peças cômicas curtas. Enredo baseado no cotidiano. “Farsa de Inês Pereira”, “Farsa do velho da horta”, “Quem tem farelos?” são alguns exemplos.
    A Poesia Palaciana, como próprio nome já diz, era poesia produzida no ambiente dos palácios, feita por nobres e destinada à corte. Ao contrário dos códices (manuscritos) trovadorescos, grande parte da produção poética desse período foi recolhida por Garcia Resende, no Cancioneiro Geral, formado por 880 composições, impresso em  1516.
    Fernão Lopes é a principal figura da prosa humanista, considerado o fundador da historiografia portuguesa. Sua importância se deve não só pelo aspecto histórico de sua produção, mas também pelo aspecto artístico de suas crônicas. Em sua crônicas, apesar de régiocêntricas, o povo aparece pela primeira vez com co-autor das mudanças históricas portuguesa. Entre suas características destacam-se: a imparcialidade, o registro documental, a criticidade e o nacionalismo. O Renascimento é, então, um período  marcado pelo culto do homem como super- homem.  Os poderes do calculo e do método estavam evidenciados, e toda uma parcela da população assumia o anti: anticlerical, antiescolástico, antiascético, mas nem por isso se tornaram incrédulos.  A igreja ainda detinha o poder sobre a cultura e suas realizações artísticas, mas, fora dela, alguns nomes que permaneceram na história foram pontos de construção do Renascimento.
    Giovanni  Boccaccio é um desses nomes.  Ao tomar  conhecimento de que velhos documentos e manuscritos antigos estavam sendo destruídos por monges nas bibliotecas, tomou providencias para lhes salvaguardar e devolveu-lhes a importância , o que origina o movimento do Renascimento. 




PAULA, Laura da Silveira. Teoria da Literatura. 2.ed. – Curitiba: ED. Ibpex. 2012.
 




ALUNA: SANDRA VASCONCELOS

7 comentários:

  1. Diego Sanches - O Humanismo, segunda Escola Literária Medieval, também conhecida como Pré-Renascimento ou Quatrocentismo, corresponde ao período de transição da Idade Média para a Idade Clássica

    ResponderExcluir
  2. O Humanismo é a saída da Idade das Trevas e o caminho para o Período das Luzes, as idéias que eram centradas no teocentrismo, passam a centrar-se agora no antropocentrismo, ou seja, no homem. E a Igreja que detinha todo poder de manipular as pessoas começava agora a perde-lo, por causa dessas novas ideias que começavam a surgir. Mariana Hespporte.

    ResponderExcluir
  3. Sobre a Poesia Palaciana temos como principais características: separação entre música e texto a poesia destina-se à leitura. Assim, a própria linguagem é responsável pelo ritmo e expressividade. O termo trovador aos poucos assume um caráter pejorativo e começa a surgir a figura do poeta;utilização dos redondilhos – versos compostos por cinco (redondilhos menores) ou sete sílabas poéticas (redondilhos maiores);temática variada – com composições religiosas, satíricas, didáticas, heroicas e líricas. O lirismo amoroso trovadoresco, a partir da influência de Petrarca (um dos precursores do Humanismo italiano), assume uma nova conotação, a mulher idealizada, inatingível, carnaliza-se e a sensualidade reprimida nas cantigas de amor passa a ser frequente. Segundo site: http://www.algosobre.com.br/literatura/humanismo.html. David de Oliveira Souza N40 LETRAS.

    ResponderExcluir
  4. Leandro da Costa-O Humanismo tem como marcos inicial as nomeações de Fernão Lopes como Guarda-Mor da Torre do Tombo (local onde se guardavam os documentos oficiais), em 1418 e, como Cronista-Mor do Reino, em 1434, quando recebeu de D. Duarte, rei de Portugal, a incumbência de escrever a história dos reis que o precederam.
    No final da Idade Média, Portugal estava passando por profundas transformações. O desenvolvimento de outras atividades econômicas estimulou a crise do sistema feudal e deu início ao chamado mercantilismo – a economia de subsistência é substituída gradativamente por atividades comerciais. Surgem as pequenas cidades, chamadas burgos, e com elas uma nova classe social, a burguesia. Muitas descobertas são feitas, entre elas a invenção da imprensa (em 1448, por Gutenberg) e de instrumentos relacionados à expansão ultramarina.

    ResponderExcluir
  5. HUMANISMO Regiany Ribeiro Félix- O Humanismo visa colocar o homem como centro das atençoes. E Fernão Lopes é a principal figura da prosa humanista. Encontra-se nessa fase da literatura o poeta Gil Vicente.

    ResponderExcluir
  6. HUMANISMO Tainali Alves - As principais características do Humanismo no Teatro são: em poesia, versa sobre assuntos profanos ou religiosos; carpintaria teatral rudimentar; ausência de regras; sem unidade de ação, tempo e espaço. Aspectos críticos de uma sociedade em transição.

    ResponderExcluir
  7. HUMANISMO - Fernão Lopes era considerado o cronista do rei e do povo. Sua nomeação como cronista-mor do reino em 1434 é considerada o marco inicial do Humanismo em Portugal.

    ResponderExcluir