segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Cantigas Trovadorescas Primitivas - Grupo Sandra Vasconcelos

GRUPO DA SANDRA VASCONCELOS


Seleção de cantigas trovadorescas primitivas e música popular brasileira
O tema principal é a lamentação da mulher pela falta do amado. 
Cantiga de Amigo – Martim Codax
Ondas do mar de Vigo,
Acaso vistes meu amigo? Queira Deus que ele venha cedo!

Ondas do mar agitado
Acaso vistes meu amado?
Queira Deus que ele venha cedo!

Acaso vistes meu amigo
Aquele por quem suspiro?
Queira Deus que ele venha cedo!

Acaso vistes meu amado,
Por quem tenho grande cuidado (preocupado)?
Queira Deus que ele venha cedo!

Cantiga de Amigo Atual - Fico assim sem você
(Abdullah / Caca Moraes)
Avião sem asa,
Fogueira sem brasa,
Sou eu assim, sem você
Futebol sem bola,
Piu-piu sem Frajola,
Sou eu assim, sem você...

Porque é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil auto falantes
Vão poder falar por mim...

To louco prá te ver chegar
To louco prá te ter nas mãos
Deitar no teu abraço
Retomar o pedaço
Que falta no meu coração...

Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver,
Mas o relógio tá de mal comigo...

Por quê? Por quê?

Neném sem chupeta,
Romeu sem Julieta,
Sou eu assim, sem você
Carro sem estrada,
Queijo sem goiabada,
Sou eu assim, sem você...

Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver,
Mas o relógio tá de mal comigo...

Por quê? Por quê?

CANTIGA DE  ESCÁRNIO
·  Sátira direta.
·  Maledicência.
·  Uso de palavras obscenas ou de conteúdo erótico.
·  Citação nominal da pessoa satirizada.
João Garcia Guilhade
Ai, dona fea! Foste-vos queixar
que vos nunca louv'en meu trobar;
mas ora quero fazer um cantar
en que vos loarei toda via;
e vedes como vos quero loar:
dona fea, velha e sandia!

Ai, dona fea! Se Deus me pardon!
pois avedes [a] tan gran coraçon
que vos eu loe, en esta razon
vos quero já loar toda via;
e vedes qual será a loaçon:
dona fea, velha e sandia!

Dona fea, nunca vos eu loei
en meu trobar, pero muito trobei;
mais ora já un bon cantar farei,
en que vos loarei toda via;
e direi-vos como vos loarei:
dona fea, velha e sandia!

Cantigas de Maldizer (Dona Gigi – Os Caçadores)
Eu sou a Dona Gigi
Esse aqui é meu esposo
Esse aí é seu esposo?
É sim

Se me vê agarrado com ela
Separa, que é briga
Tá ligado?
Ela quer um carinho gostoso
Um bico, dois socos e três cruzados
Tava com pena levei ela pra casa
Porque nem de graça eu quero essa mulher
Caçadores  estão na pista pra dizer como ela é

Caolha, nariz de tomada,
Sem bunda, perneta,
Corpo de minhoca, banguela,
Orelhuda, tem unha encravada,
Com peito caído, um caroço nas costas.

I, gente capina, despenca
Cai fora, vai embora
Se não vai dançar,
Tremendo guerreiro bicho macedo,
Cumpadre querendo que parto pra sisar
Vaza!!!

Fede mais que um urubu, canhão
Vou falar bem curto e grosso contigo, hein!?
Já falei pra vazar!
Coisa igual nunca se viu,
Oi, vai pra pucha...
Tu é feia!

CANTIGAS DE MAL DIZER
Roi queimado morreu con amor                    
Em seus cantares por Sancta Maria              
por ua dona que gran bem queria
e por se meter por mais trovador
porque lhela non quis [o] benfazer
fez-sel en seus cantares morrer
mas ressurgiu depois ao tercer dia!..           (Pero  Garcia Burgales)
Cantigas de Amor (D. Dinis)
Quer’eu em maneira de proença!
fazer agora um cantar d’amor
e querrei muit’i loar lmia senhor
a que prez nem fremosura nom fal,
nem bondade; e mais vos direi ém:
tanto a fez Deus comprida de bem
que mais que todas las do mundo val.
Ca mia senhor quizo Deus fazer tal,
quando a faz, que a fez sabedord
e todo bem e de mui gram valor,
e com tod’est[o] é mui comunal
ali u deve; er deu-lhi bom sém,
e desi nom lhi fez pouco de bem
quando nom quis lh’outra
foss’igual
Ca mia senhor nunca Deus pôs mal,
mais pôs i prez e beldad’e loor
e falar mui bem, e riir melhor
que outra molher; desi é leal
muit’, e por esto nom sei oj’eu quem
possa compridamente no seu bem
falar, ca nom á, tra-lo seu bem, al.

Cantigas de Amor (Seu Jorge)




























To namorando aquela mina
Mas não sei se ela me namora
Mina maneira do condomínio
Lá do bairro onde eu moro(BIS)

Seu cabelo me alucina
Sua boca me devora
Sua voz me ilumina
Seu olhar me apavora
Me perdi no seu sorriso
Nem preciso me encontrar
Não me mostre o paraíso
Que se eu for, não vou voltar
Pois eu vou
Eu digo "oi" ela nem nada
Passa na minha calçada
Dou bom dia ela nem liga
Se ela chega eu paro tudo
Se ela passa eu fico todo
Se vem vindo eu faço figa
eu mando um beijo ela não pega
pisco olho ela se nega
Faço pose ela não vê
Jogo charme ela ignora
Chego junto ela sai fora
Eu escrevo ela não lê

Minha mina
Minha amiga
Minha namorada
Minha gata
Minha sina
Do meu condomínio
Minha musa
Minha vida
Minha Monalisa
Minha Vênus
Minha deusa
Quero seu fascínio(BIS)
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/trovadorismo/trovadorismo.php

8 comentários:

  1. Diego Sanches - Na lírica medieval, os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas (poesias cantadas). Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros, conhecidos como Cancioneiros.No trovadorismo galego-português, as cantigas são divididas em: Satíricas (Cantigas de Maldizer e Cantigas de Escárnio) e Líricas (Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo)

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  2. Nas cantigas líricas de amor observa-se sempre a posição de vassalo que o eu-lírico ocupa, por considerar a mulher amada como numa posição superior a dele e que por fim nunca conseguirá alcança-la por ser posição inferior. Observa-se a coita característica essa que representa a desilusão e o sofrimento do eu-lírico por não ter a mulher amada e que por fim tem a morte como solução para o fim deste amor não correspondido. Mariana Hespporte.

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  3. O trovador confessa, de maneira dolorosa, a sua angústia, nascida do amor que não encontra receptividade. O "eu lírico" desses poemas se revela, às vezes, na forma de um apelo repetitivo, no qual não há erotismo, mas amor transcendente, idealizado.
    Elaine Cassol - N40

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  4. Conforme trabalhado em sala as Cantigas de Amigo são compostas por uma mulher apaixonada (às vezes, por um homem, mas com linguagem feminina). Foram o primeiro gênero literário a apresentar paralelismo entre os versos (rimas). Possuem tema relacionado ao amor, que é revelado de modo "ameno", quando comparado às cantigas de amor.
    David de Oliveira Souza N40 Letras.

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  5. Patricia Lopes - Nota-se nas cantigas de maldizer quão grande o autor é claro ao escreve-la, citando palavras de baixo calão e o nome de quem se fala, não deixando implícito sua opinião.

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  6. Leandro da Costa-As cantigas satíricas revelam o mundo boêmio e marginal vivido pelos jograis, fidalgos, bailarinas e artistas da corte, o qual era representado por um código de ética próprio, dispondo-se de hábitos e costumes de modo não convencional perante a sociedade vigente. As cantigas de escárnio, por exemplo, constituíam-se de uma crítica indireta, sutil, retratadas por uma linguagem mais velada, revestidas por um toque de conotação. Neste caso, não era revelado o nome da pessoa criticada.

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  7. Nas cantigas de escárnio, a sátira é construída indiretamente, fazendo uso da ironia, sarcasmo e de termos ambíguos, trocadilhos, em um processo que os trovadores chamavam "equívoco". Criticava-se e ridicularizavam-se os costumes, acontecimento e pessoas mas sem revelar nomes.

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  8. Este comentário foi removido pelo autor.

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